É de fundamental importância resgatarmos e registrarmos a história de nossa instituição. Podemos assim, refletir sobre a trajetória da Creche “Nossa Senhora da Penha” trazendo para as futuras gerações as importantes conquistas que nos proporcionaram assumir o papel que hoje desempenhamos perante a sociedade. Mais do que isso, é ver em nossa caminhada, metas a serem realizadas. Isso solidifica cada vez mais o propósito a qual nos destinamos: proporcionar às crianças uma prática pedagógica de ensino, baseado no bem estar e no desenvolvimento infantil nos aspectos físicos, cognitivos e sócio-afetivos, contribuindo assim, para a formação de cidadãos capazes de viver em sociedade e que tenham consciência do seu papel na construção de um mundo melhor e no reconhecimento da criança como cidadã de direito e de fato.

A Creche “Nossa Senhora da Penha” surgiu da necessidade de se estabelecer um novo espaço de atendimento global às crianças, cujas mães necessitam trabalhar fora do lar para o aumento da renda familiar. Diante deste fato, um grupo de cidadãos, preocupados com tal situação, resolveram se unir, lutar e partir ao encontro de um trabalho árduo e corajoso para a construção de uma nova creche que recebeu o honroso nome da padroeira da cidade: Nossa Senhora da Penha. Concluída a idéia, criou-se uma comissão para agilizar os trabalhos.

Em um terreno com área de 545m2, doada pela Santa Casa de Misericórdia de Castelo, foi lançada, no ano de 1987, a pedra fundamental da obra, iniciando–se imediatamente sua construção. Daí para frente foi um desafio em relação ao tempo e às dificuldades financeiras, tudo vencido com a ajuda generosa do povo já engajado na tarefa, através de doações, mutirões, festas beneficentes, etc., e com apoios isolados do setor público, seja da secretaria de Cidadania, Prefeitura Municipal e Assembléia Legislativa, entre outros.

Em 17 de outubro de 1994, após sete anos de um trabalho conjugado e abrangente, a construção do prédio achava-se concluída, pronto para ser inaugurado. Na ocasião, foi firmado um convenio de parceria com a Prefeitura Municipal, que cedeu os funcionários e repassou alguns equipamentos, e, com a LBA (hoje extinta), com repasse de verbas, o que viabilizou seu funcionamento.

Hoje, assim como nos anos anteriores, a instituição atende a uma media de 100 crianças, na faixa etária de 0 a 5 anos. Essas crianças freqüentam a instituição de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30min, sendo o transporte feito pela Prefeitura Municipal de Castelo.

A instituição também busca ações educativas integradas à comunidade em relação ao meio ambiente desenvolvendo projetos que fundamentam o agir que se refere aos direitos e deveres da cidadania, da criticidade e do respeito à ordem democrática. Consolidar e respeitar as conquistas legais como o reconhecimento constitucional da criança como sujeito de direitos é, e sempre será uma das metas da instituição.

No ano de 2009 foi alterada a denominação social da entidade para Centro de Educação Infantil “Nossa Senhora da Penha” visando adequação à Resolução do CEE nº. 1286/2006.

No decorrer desses anos, cabe ressaltar que toda importância de nosso trabalho se mantém e se fundamenta no apoio que temos recebido: das diretorias, dos funcionários, da Prefeitura Municipal, dos associados, dos voluntários e de outros que de alguma forma participam dessa trajetória. Que mais pessoas conheçam e colaborem, tornando-se membros do nosso quadro de associados. Que outras creches possam surgir no futuro e que os órgãos públicos continuem ajudando e acreditando sempre em nosso trabalho. Assim sendo, a instituição dentro de seus princípios éticos no que se refere à formação da criança busca desenvolver uma educação de qualidade.

Naelson Fuzer

Presidente